Nos passados dias 11 a 13 de setembro, o TAGUSVALLEY participou na viagem final do projeto STARTUPZERO, até Amesterdão, um Ecossistema de Economia Circular de referência. Os vencedores do Programa de Aceleração e do Concurso de Ideias tiveram a oportunidade de conhecer iniciativas e programas inovadores, na área da Economia Circular.

Os vencedores da 2ª Edição do Concurso de Ideias, Categoria Secundário, são alunos da Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes, e estes puderam apresentar o seu projeto, Horta4You à comunidade internacional e realizaram networking com outros empreendedores e participantes.

Horta4You é um projeto inovador de criação e montagem dos kits de horta nas escolas, os quais serão auto-irrigáveis, com compostor, feitos a partir de materiais reciclados, reutilizáveis, biodegradáveis e que requerem pouco espaço e manutenção. Estes kits fornecerão um método fácil, acessível e a baixo custo para as escolas cultivarem os seus próprios vegetais, enquanto aplicam e divulgam os conceitos de economia circular e sustentabilidade, promovendo também a educação ambiental junto de toda a comunidade escolar, principalmente dos jovens, permitindo que estes desenvolvam hábitos saudáveis.

 

1º dia – DE CEUVEL

Em 2012, um grupo de arquitetos apresentou o projeto vencedor a um concurso do município de Amsterdão, para reabilitar a zona do antigo estaleiro no Canal Van Hasselt, no norte de Amesterdão. O terreno foi emprestado durante um período de 10 anos, tornando-se numa área sustentável para empreendedores criativos e sociais.

A comunidade de empreendedores e artistas com um coração verde, ajudaram a construir os seus locais de trabalho no primeiro parque circular de escritórios de Amesterdão. O espaço contém locais de trabalho criativos, um centro cultural em torno da sustentabilidade, um café-restaurante, espaços para aluguer e um hotel flutuante.

No antigo estaleiro, as velhas casas barco, com fundações, foram colocadas no local altamente poluído e convertidas em locais de trabalho sustentáveis ​​e ligadas por um cais sinuoso. Ao integrar tecnologia sustentável, este espaço fornece a sua própria electricidade, tanto quanto possível, e processa os seus próprios resíduos de formas inovadoras. Em torno dos barcos foi colocada vegetação nativa que auxilia a purificação do solo contaminado.

 

2º dia – BLUECITY

Em 2015, quando a “economia circular” ainda era principalmente uma teoria, a BlueCity dava os primeiros passos. Atualmente, mais de 55 empreendedores circulares e sustentáveis ​​estão localizados em BlueCity, onde desenvolvem as suas ideias inovadoras. O modelo de cidade circular é agora um símbolo tangível e acessível da nova economia, onde conhecimentos e competências são mudados e demosntrados.

O BlueCity está localizado num local especial, o antigo o paraíso subtropical do complexo aquático Tropicana, que esteve em funcionamento entre 1988 e 2010. Desde a fundação da BlueCity, que o espaço tem sido renovado, uma vez que o espaço não se torna automaticamente uma cidade modelo circular. Os pioneiros circulares precisam de espaços específicos para tornar a economia circular uma realidade. Foi criada uma ala de escritórios circular, construída com 90% de material reciclado, no local onde antes ficavam os pisos da discoteca Tropicana. O BlueCity Lab foi criado na zona dos vestiários, onde os pioneiros circulares podem testar o seu protótipo ou ideia em escala de laboratório. A antiga sala de reuniões e o restaurante foram convertidos em espaços que agora são alugados e utilizados para o próprio programa.

Em 2023, BlueCity é uma cidade modelo para a economia circular e a economia azul, onde empreendedores circulares e pioneiros se encontram e desenvolvem perspetivas concretas de ação, quer se trate de aumentar o seu impacto, de viver com desperdício zero ou de desenvolver um material sustentável. A missão da BlueCity é acelerar a transição da economia linear para a economia circular através do empreendedorismo.

Alguns exemplos dos nossos empreendedores:

Better Future Factory – no centro da sua abordagem está o objetivo de reaproveitar os resíduos plásticos num produto que a empresa de origem possa utilizar. Esta solução circular transforma um problema de resíduos numa oportunidade de recursos.

Fruitleather Rotterdam – dá às mangas rejeitadas para consumo humano uma nova vida, através dum processo que converte as fibras de manga num material semelhante a couro que é vendido a designers de todo o mundo.

Restaurante Pllek

Construído com contentores, o restaurante tenta através do seu menu contribuir para um mundo mais sustentável. Pelo menos 75% do menu é vegetariano, dos quais pelo menos 25% é vegan. A carne e o peixe que servem vêm da natureza e trabalham com o maior número possível de produtos orgânicos e de origem local.

 

3º dia – UPCYCLE CENTRUM ALMERE

Desde 2017, que os moradores podem depositar os seus resíduos domésticos volumosos no UPCYCLE CENTRUM ALMERE, em 26 frações distintas.

Na parte inferior da plataforma encontram-se 3 oficinas para startups que utilizam os diversos materiais recolhidos no UPCYCLE CENTER para a criação de novos produtos.

O próprio Upcycle Centrum Almere também é um produto upcycle. Na sua construção foram utilizados materiais de demolição duma piscina, dum pavilhão desportivo e do antigo pátio municipal de Almere. A fachada de madeira é em parte constituída por árvores derrubadas em Almere que deram lugar à renovada autoestrada. O mobiliário existente na sala de reuniões foi todo feito pelos empreendedores que passaram pelo centro com utilização do material depositado no mesmo.