BLC3

A Associação BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação é uma associação sem fins lucrativos, fundada em maio de 2010 e iniciou as suas atividades em setembro de 2011. Localizada em Oliveira do Hospital, é a única entidade em Portugal, criada para o desenvolvimento e industrialização das Biorrefinarias (2ª e 3ª geração), da Bioeconomia e da Economia Circular (ganhou o prémio de melhor projeto Europeu na área da Economia Circular, atribuído pela Comissão Europeia).

A BLC3 desenvolve atividades ao nível da conceção de ideias para a Bioeconomia e Economia Circular nomeadamente: i) investigação, Scale Up e demonstração tecnológica com foco para as dimensões (1) cidadania, (2) Território e Soluções Baseadas na Natureza, (3) Energia e Ambiente e (4) Agroalimentar e Floresta; ii) transferência e valorização de conhecimento; iii) apoio à criação e aceleração de Start Ups, fixação de massa crítica e de jovens; e iv) industrialização e Market Level.

Desde o início das suas atividades, a BLC3 já coordenou e promoveu cerca de 20,3 milhões de euros de investimento em I&I, num total de 55 projetos I&DT, resultando na criação de uma rede técnico-científica composta por 75 entidades de 12 países Europeus. De 2012 a 2020, apoiou a criação e o nascimento de 42 start ups (37 ativas) e envolveu mais de 6000 crianças e jovens nas atividades do programa Lab-i-DUCA.

WEBSITE
Cecolab

A Associação CECOLAB – Collaborative Laboratory Towards Circular Economy é uma instituição privada, sem fins lucrativos, sediada em Oliveira do Hospital na região Centro de Portugal. Fundado em 2020, o CECOLAB tem na sua génese o processo de reconhecimento de selo de excelência da iniciativa nacional do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, denominada por CECOLAB. O CECOLAB tem como visão o desenvolvimento de soluções sustentáveis de mercado num modelo de ECONOMIA CIRCULAR, para as cadeias de valor estratégicas nacionais, com elevado efeito de repercussão em outras cadeias de valor da economia portuguesa. O CECOLAB tem como missão a criação de emprego científico e altamente qualificado e assegurar e potenciar a transferência de conhecimento e tecnologia para o mercado, garantindo uma ponte entre a Academia e as Empresas.


O CECOLAB é o coordenador da rede de infraestrutura científica e de investigação de interesse estratégico nacional para a Economia Circular: despacho n.º 4157/2019, ao qual foi atribuída a seguinte competência estratégia: “resposta coletiva e concertada, através de iniciativas que promovam a investigação interdisciplinar e intersetorial, incluindo o desenvolvimento da bioeconomia circular e biotecnologia, como disposto no Plano Nacional de Reformas.

WEBSITE
Sanjotec

A SANJOTEC é um Parque de Ciência e Tecnologia, localizado em São João da Madeira, focado no apoio ao empreendedorismo e à aceleração de projetos de base tecnológica e criativa. Posicionado numa região fortemente industrial, a SANJOTEC tem vindo a criar um ecossistema empresarial ligado à Indústria 4.0 e ao desenvolvimento de novos produtos, contando atualmente com um universo de 70 projetos empresariais, altamente exportadores, e cuja faturação ascendeu a 61 M€, em 2020, representando 400 postos de trabalho da região.

Iniciativa estratégica do Município de S. João da Madeira, em parceria com a Universidade de Aveiro, PortusPark, Centro Tecnológico do Calçado Portugal, Clube de Empresários, Faurecia e Cedintec, tem sido fundamental no aumento da competitividade do tecido empresarial e na ligação ao Sistema C&T, promovendo a difusão de uma cultura de inovação.

Tem como missão contribuir para a promoção e o aumento da produtividade e competitividade do concelho e da região, através do apoio ao desenvolvimento e modernização das empresas existentes e na implementação de projetos empresariais inovadores, desempenhando um papel de agente facilitador e dinamizador na aproximação entre o tecido empresarial e a comunidade científica. Visa ainda contribuir para a promoção e o aumento da produtividade e competitividade do concelho e da região, através do apoio ao desenvolvimento e modernização das empresas existentes e na implementação de projetos empresariais inovadores.

 
WEBSITE
Sines Tecnopolo

O Sines Tecnopolo, Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama, um projecto associativo sem fins lucrativos, assume a missão de catalisador e dinamizador do Ecossistema Sines, sendo este uma plataforma de interação entre as grandes empresas, as PME’s, a administração pública, as instituições de ensino superior e demais entidades do Sistema Científico-Tecnológico. Adicionalmente, contribuir para o desenvolvimento sustentável do Ecossistema Sines, nas suas múltiplas vertentes, promovendo a competitividade das pessoas e das organizações, através da sua qualificação, do acesso a serviços partilhados e da operacionalização de projetos colaborativos. Importa ainda referir que o Sines Tecnopolo é o BIC Alentejo, certificado pela EBN (European Business & Innovation Centre Network), a maior rede de empreendedorismo e inovação europeia.

 

O potencial instalado no Ecossistema Sines nos domínios do mar, atribuem, a esta área, a condição natural de domínios prioritários na estratégia de desenvolvimento do Sines Tecnopolo. Importa também sublinhar, que este é um dos domínios estratégicos a que é conferida máxima importância na Estratégia Europa 2020, quer o nível Europeu, quer a nível nacional, sendo este alinhamento estratégico uma alavanca decisiva para o crescimento sustentável do Sines Tecnopolo.

WEBSITE
TagusValley

O TAGUSVALLEY  é um Parque de Ciência e Tecnologia, localizado na cidade de Abrantes, região centro de Portugal  , reconhecido pela European Business Innovation Centers Network (EBN) desde 2011, marca proprietária da Comissão Europeia que distingue entidades com atividade relevante nos domínios na promoção da inovação e do empreendedorismo.

O TAGUSVALLEY é entidade acreditada para a realização de vales Inovação no QREN e é Entidade Acreditada no âmbito da medida de StartUP Vouchers, StartUP VISA, Vales Simplificados Empreendedorismo, Inovação, I&D, Incubação, Economia Circular. A sua estratégia assenta nos sectores das Tecnologias da Informação e Comunicação, Energia, Metalomecânica e Agroalimentar, áreas onde se procura identificar as oportunidades e as sinergias junto dos atores regionais, com vista à criação de um sistema potenciador de inovação e de empreendedorismo, a par de uma política de atração e estímulo à fixação de recursos humanos qualificados.  Enquanto componente da sua atividade como Parque de Ciência e Tecnologia, o TAGUSVALLEY, dinamiza uma Incubadora de empresas de base tecnológica, com atividade desde 2010 na área do apoio ao arranque de projetos empresariais inovadores ou de base tecnológica, desde a fase de pré-aceleração e aceleração de ideias, constituição e arranque até à incubação (4 anos). Os serviços prestados são os seguintes:

– Apoio à validação de Ideias de Negócio;
– Apoio na validação de Modelos de Negócio;
– Apoio ao arranque da atividade empresarial;
– Identificação de redes e parceiros nacionais e internacionais à medida das necessidades;
– Identificação de soluções de financiamento;
– Incubação Física (Sala e Cowork) e virtual;
– Desenvolvimento de ações de reforço das competências dos empreendedores.

WEBSITE